Consultar Seguro-Desemprego: Habilitação, saldo e parcelas

O seguro-desemprego é um direito estabelecido por lei para todo aquele funcionário que seja demitido (sem justa causa), onde serve como um auxilio para que este trabalhador possa manter-se estabelecido e possa receber informações para que tenha a possibilidade de re-ingressar no mercado de trabalho, fazendo com que essa transição não seja prejudicial para sua vida a longo prazo.

Tratando-se de Brasil, os processos são lentos e burocráticos, então cabe ao beneficiário ficar atendo às ferramentas disponíveis para conhecer seu seguro-desemprego, saber seu saldo e também saber como receberá este dinheiro, por meio de parcelas. Para isso, recomenda-se que o trabalhador esteja familiarizado com o sistema online, para que possa consultar diretamente de sua casa ou lan house as informações necessárias, não tendo que dirigir-se a uma agência bancária, economizando assim tempo e dinheiro, além de não contribuir para a formação de filas nas agências bancárias.

Seguro-desemprego: como proceder?

Primeiramente, o trabalhador deve ingressar com o pedido para receber a quantia certa, após isso, seu processo estará em andamento e não será mais necessário que o mesmo dirija-se até uma agência da Caixa Econômica Federal, pois a consulta online estará disponível para avaliação do andamento do processo.

Essa é uma tendência do mundo moderno, onde a internet está substituindo centenas de funções na sociedade e agilizando muito a vida das pessoas. Para esta consulta, basta ter o número do PIS, PASEP ou NIS em mãos que já será possível acessar o sistema e acompanhar o andamento do pedido.

Consultar saldo do seguro-desemprego

Para consultar o saldo, basta acessar a página da Caixa Econômica Federal destinada a consultas e inserir o PIS e uma senha. Caso ainda não tenha essa senha, basta inserir o PIS e digitar uma senha, solicitando o cadastramento da mesma no banco de dados, algo que acontecerá dentro de 24 horas, onde já poderá consultar o saldo do seguro-desemprego.

Na área de “serviço ao cidadão” da Caixa, é possível verificar o saldo do seguro-desemprego, bem como informações referentes a abono salarial e benefícios sociais, tudo isso visando uma reinserção do profissional dentro do mercado de trabalho, dando condições para que o mesmo possa se manter levando um padrão de vida semelhante ao de quando estava empregado.

Consultar processo de seguro-desemprego

Outra boa opção de consulta é o site do Ministério do Trabalho, que fornece informações refentes ao andamento do processo, para que o trabalhador possa saber em média quanto tempo demorará para receber seu pagamento. Também neste sistema, poderá verificar seus dados, atualizar cadastro e recolher todas as demais informações relevantes refente ao seu pedido.

No painel principal poderá ver o número do PIS, que é um registro nacional, o seu nome completo, situação (se está empregado, desempregado, aguardando processo), o tempo de serviço (estando empregado ou refente a antigos empregos), Procedimento (referente aos procedimentos adotados para o recebimento do seguro-desemprego).

Este seguro é garantido por lei nacional, portando todo trabalhador que for demitido, não sendo justa causa, poderá ingressar com um pedido de seguro-desemprego, tendo a oportunidade de receber um apoio financeiro do governo.